Pular para o conteúdo principal

Rhode Perfume

Pronuncia-se rodja - rosa -, palavra no mapa confuso daquele vermelho escuro dos seus sapatos... As torneadas mornas dos passos, denunciando o labor das quarenta horas semanais, dizem suas pernas ainda de uma presença que demora na desordem da minha cama. – Admirou-a aprendendo...
É no seu abraço que o olor presencia o deleite imitando o esquecimento do mundo e a associando a uma imagem de nudez à espera... Rosa percebida desde o instante da última vez do que seria a próxima! O hoje sem data se cria na casa sem relógios. Um hoje ontem ou iludido amanhecido, mas amigo da ordem. Ambas se apalpam com mãos ansiosas, acariciando a mornidão de suas cinturas.
- Fico a noite toda. – Disse a recente aprendiz d’outro feminino ao ouvido dela para que, enfim, a sala fosse fechada e o meio daquele entardecer se esvaísse logo com as vestes cansadas de giz...  - Não faremos vida. – Continuou a recente aprendiz, ainda na casa-lira dos vinte anos...
- Mas a continuaremos, minha garota, como ela deve ser gostada. – Soberaneou com toda sua experiência cinquentenária!
Beijam-se impacientes ao encontrar a maciez da carne moldada aos instintos femininos... A vivida rosa afastou-a com uma ligeira rudeza masculina:
- Seremos perseguidas! Estejamos preparadas. Tenho experiência em “censura”. Além do trabalho, fui criada para casar, casei. E, casada, a usar nome do marido, anulando meu crescimento, minha história... Pertenço a uma geração que foi muito reprimida... Perseguida, repito. – Alertou com afagos, agora, maternos.
- Mais do que uma a outra se persegue, não... – Desafiou a mais nova.
- Hahaha... Ah, contigo, as asas são altivas, que linda. Típico de uma moçoila que vive, desde os anos 90, para encarar e não se jugular. Que linda! Que de ti tudo preciso! Que linda! – e passou uma de suas mãozinhas ausentes nos cabelos... Cabelos estes com dois fiozinhos brancos que não ela cuidara na hora de passar a tintura...
Agarrou-se nela com gesto de liberdade. No entanto, a recente aprendiz d’outro feminino pretendeu devolvê-la à solidão por instantes fragmentados dos segundos... Abraçou-a novamente e, como a soberana tem menos altura, encurvou-se para beijar seu pescoço, sua nuca encoberta pelos cabelos curtos e tingidos, seus ombros... seu ser inerte que, agora, oferece a boca o quanto sua moçoila queira... queira aproximá-la docilmente da rua liberta. – Ai, mas os dentes desta minha pequena são afiados como uma censura! – pensou em viva-voz a recente aprendiz d’outro feminino...
- Preciso me certificar que és a pessoa de corpo presente. – Murmurou Rhode sabendo vivê-la...

Postagens mais visitadas deste blog

Prefiro uísque, ela vinho: a verve metafórica das idades

- Nota-se que nada está fora de lugar na minha casa. – Abri o uísque e o vinho, servi o copo e a taça.
- Exceto eu.
- Saúde.
- Ainda não entendo por que fazes tudo demasiado bem para o meu gosto...
- Digo-te “obrigada” ou lamento?
- Quem lamenta sou eu.
- Algo aprendi das mulheres – e que ainda não havia descoberto em mim – é que quando não se entende o porquê de suas palavras é que ela venceu a partida.
- Estou muito crescida para jogar.
- Não, não posso esquecer, já que a cada cinco minutos tu me lembras que és...
- Vinte e seis anos, Larissa!
- Vinte e seis?! Cara, eu pensei que era mais! Sério. Quando dizes: Ah, podias ter brincado com meus filhos... Ou, então, que minha idade se vive de sonhos e a tua de lembranças... Ou, “à tua idade não há nada impossível, a minha segue à espera d’um milagre, Larissa”. Sempre, sempre o mesmo! Sério, eu ju-ra-va que tu tinhas séculos a mais que eu!
- Que gênio prodigioso tens, professora Larissa. Característico da tua idade.
- Por que te afeta …

Entre amigas: a passividade do possível

Saímos e vagamos de Biquíni Cavadão: porque só isso nos restava após doze períodos de aula - uma preguiça à domingo, porque só isso nos restava enquanto a cidade morria mais um pouco. Fomos de chuva, à poça, à calçada quebrada, como Elis e Tom, ao fim do caminho. Um bar vagabundo e qualquer que vendesse um litro de Polar a seis reais. A luz da cidade apagou, e o bar, diferente dos sertanejos, desculpou-se e começou a gargalhar. Localizávamos no fim esconderijo do local, cobertas por aforismos filosóficos-literários, com Platão e Aristóteles somados a duas Polar sobre a mesa. O assunto do impossível ocorre:
L: O que nos mexe é a tragédia. Pensemos: por que não nos provoca certo orgasmo bisbilhoteiro nos interar da felicidade alheia? Porque o “insolucionável” nos move. O possível, cara amiga, nos leva à estabilização, à parada e à morte. O impossível é ativo.
M: Lembro-me de Quenau quando dizes isto. Ouve: A História é a ciência da infelicidade dos homens...
L: Cara, ele disse isso ant…

Puseram a culpa

Puseram a culpa na pedra. Nesta que a água tanto bate até que fura. Nesta que Drummond encontrou poesia pelo caminho. Nesta pela qual João Cabral construiu sua educação.
Tem uma chuva vinda de vez em quando para lhe escorrer temporais fios de cabelo. Um e outro pássaro que ali pousa enfeitando com asas a suposição pesada de voar. Pessoa que ali se escora, pisa, senta e evapora a própria condição concreta de ser humano.
A vegetação morre, a pedra ali espera. É iludida. Não tem consciência da morte. Tem como companhia o dia, a noite e todo sentimento que se despede. A pedra ali espera. Uma lufa lhe acaricia nunca a deixando só.
A sós com sua rija confiança, o elemento cinza, pesaroso ao olhar dos outros, não elenca na sua cegueira quem nela se deposita. Machuca, às vezes, quem a ela chuta, por pura educação primitiva de ser pedra.
Bem sabe ela do tempo. Não mais respira, mas aguarda e inspira. Morte dos outros apenas... Os minerais de Augusto dos Anjos já a permanecem sem que ela nasça. Os…